A Esposa do Pastor

A Esposa do Pastor

Por Thiago Schadeck

A maioria dos cristãos, que congregam regularmente e tem algum compromisso com a igreja sabe que a vida do pastor não é fácil. Ele tem uma nobre função, como o Apóstolo Paulo diz em 1 Timóteo 3. O pastor tem como missão levar as ovelhas do rebanho que Cristo o confiou à conhecer e ter um relacionamento mais profundo com o Pai. Definitivamente, não é fácil pastorear ima igreja, seja qual for o tamanho dela.

O “sucesso” do ministério de um pastor depende basicamente de duas coisas: a sua intimidade com Deus e o apoio de sua esposa. Um pastor que não recebe apoio em casa está fadado a ser qualquer coisa, menos um pastor, biblicamente falando.

É a esposa do pastor que muitas vezes tem de abrir mão de ter a companhia do marido. Isso porque sempre tem alguém querendo conversar com ele, se aconselhar, pedir uma oração. Não foram poucas as vezes que vi pastores que eram convidados em alguma festa sendo puxados de canto por pessoas que precisavam desabafar sobre problemas no casamento, com filhos, trabalho e etc. Enquanto isso, sua esposa ficava deslocada em alguma rodinha, que claramente ela não estaria, se tivesse essa opção. Infelizmente as pessoas não conseguem compreender que o pastor deve ter seus momentos de lazer.

É a esposa do pastor que se assusta quando ele sai da cama num pulo porque acaba de receber a notícia que algum membro de sua igreja precisa de ajuda no meio da madrugada. É ela que fica sozinha pelo restante da madrugada, orando e intercedendo para que tudo dê certo e que seu marido volte logo e são para a casa. Todo mundo tem direito a descansar após o trabalho, menos o pastor. Ele tem que estar disponível 24 horas por dia.

É a esposa do pastor que não sabe quando foi o último domingo em que conseguiu ter a família toda reunida à mesa no almoço. O marido tem que dar aula na escola dominical, assitir o ensaio do ministério de louvor, preparar o sermão da noite e chegar cedo para abrir a igreja e ligar toda a aparelhagem para que quando os membros chegarem para o culto, tudo já esteja pronto. Poucas pessoas tem disposição para se colocar ao lado do pastor e dividir essa carga com ele.

É a esposa do pastor que sabe o que ele passa para honrar o chamado que recebeu, quando passa a noite acordado pensando como resolverá algum problema da igreja ou orando pelo casamento de algum casal de sua igreja que está diante de uma iminente separação. Nesses momentos ele só pode contar com sua esposa, que com sabedoria o acalma e o lembra que foi Deus quem o chamou e cuida de tudo.

É a esposa do pastor que embarca em um chamado que não é dela e serve de coluna no ministério do marido. Ela que coloca o braço do marido em seus ombros e o ajuda a ficar em pé quando suas forças se vão e todos lhe viram as costas. É ela que dá o suporte e o ânimo para seguir em frente mesmo quando ele erra. Eu creio que existam mulheres que tem o chamado para serem ESPOSAS DE PASTOR.

Certamente não é qualquer mulher que aguenta isso, ela deve ter um chamado por Deus e ser tão apaixonada por Jesus e Sua Igreja quanto o marido. Louvado seja Deus pela vida dessas mulheres!

Valorize não só a esposa de seu pastor, mas toda a sua família. Se o pastor for uma grande bênção para a igreja e falhar na comunhão e no cuidado de sua própria familia, então ele fracassou miseravelmente em seu ministério.

Apóie seu pastor a tirar uma folga de vez em quando, sair em férias pelo menos uma vez por ano, ter tempo com sua família.

Deseje que seu pastor tenha uma vida de qualidade com ao lado de sua esposa e filhos. Isso não tem a ver com dinheiro, mas com presença. Não lance um fardo ainda mais pesado sobre os ombros da esposa dele, a obrigação de educar os filhos não é só dela. Cuidar da igreja é uma das obrigações do pastor, cuidar se sua família é a sua missão primordial. O cuidado com a igreja será o reflexo de como ele cuida dos seus.

Ore, mas ore muito pela esposa do pastor porque o trabalho muitas vezes invisível dela é que o mantém em pé.

Louvo ao Senhor pela vida da Patrícia, minha esposa, que tem sido um grande apoio nessa nova e dura fase de minha vida!

Que Deus abençoe grandemente as esposas de pastor!

Comentários no Facebook